Pular para o conteúdo principal

A CASTRAÇÃO NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO


Esterilizar ou castrar cães é atualmente um método eficaz de controle de nascimento de cães. Por meio da castração evitamos a superpopulação canina, salvamos vidas, e poupamos os abrigos da superlotação.

Um cão não castrado tende a seguir o instinto de reprodução ao sentir a presença de uma fêmea no cio, ou até mesmo, sair correndo atrás de um outro cão.


A castração nos machos impede a produção de testosterona (hormônio sexual). Para o treinamento de chamado, esse procedimento é positivo visto que o cão passa a atender melhor aos chamados.

No entanto, a castração ou a esterilização não é a solução para muitos problemas de comportamento, como vimos e ouvimos.

MITOS

"A castração soluciona problemas de comportamento."
"A castração torna o cão mais afetuoso."
"O seu cão deve ser castrado porque os hormônios sexuais levam ao estresse e agressão entre os cães."
"Muitos problemas de agressão podem ser evitados com a castração."
"A castração elimina o problema de marcação territorial."

VERDADES

Considerando o fato de que uma das razões recomendadas para castrar e esterilizar os cães são para corrigir uma série de problemas comportamentais, Deborah L. Duffy, Ph.D., e James A. Serpell, Ph.D.(do Centro de Interação de Animais e da Sociedade da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade da Pensilvânia), desenvolveram pesquisas e sustentam que a castração contribui com o mau comportamento, resultado este diferente do que muitos acreditam.

De acordo com resultados de pesquisas, realizadas pela Ph.D. Parvene Farhoody (comportamentalista animal, fundadora do Behavior Matters,®Inc. de New York), o comportamento de cães castrados foi diferente da visão predominante. Dados indicaram que cães castrados eram mais agressivos, medrosos, excitáveis e menos adestráveis.

Problemas de comportamento devem ser analisados e tratados individualmente por um comportamentalista.

Deixe aqui o seu comentário sobre a sua experiência com a castração do seu cachorro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE A EDUCAÇÃO CANINA PODE FAZER PELO SEU CÃO

Algumas pessoas tendem a achar que o adestramento de cães é apenas ensinar comandos de obediência como: sentar, deitar e dar a pata. Esse conceito ainda existe, no entanto, cada mais e mais, tutoras e tutores de cães estão começando a reconhecer que existe uma grande vantagem em contratar um educador canino para orientar e direcioná-los corretamente. Estudos sobre o comportamento canino junto com a ciência deram grandes passos, e entre os profissionais muita controvérsia surgiu. Muitos treinadores tradicionais baseados apenas na punição viram seus meios de subsistência ameaçados, devido a vários traumas causados aos cães pelos treinos rigorosos, e pelo crescente exército de instrutores positivos, que ao contrário dos que apenas punem não conseguem resolver problemas de comportamento mais complexos. Atualmente, profissionais contemporâneos, sabem que o equilíbrio dos treinos é fundamental para o sucesso de qualquer modificação comportamental e que assim como o incen...

ANSIEDADE

Photo pixabay Se você sofre de ansiedade, você sabe como é difícil encarar determinadas situações do dia a dia. Alguns cães também sofrem de ansiedade e para eles também não é nada fácil.  A ansiedade em cães, quando não tratada, pode levar a sérios problemas de comportamento.  Felizmente, há tratamentos aplicados por especialistas em comportamento que podem ajudar os cães e seus tutores a lidarem com esse problema.  1 - Descubra o tipo de ansiedade  Os tipos mais comuns são:  Ansiedade por medo – pode ser causada por pessoas, animais, algum estímulo visual, barulhos altos, ambientes novos, situações específicas como o consultório do veterinário ou passeios em veículos.  Ansiedade de separação – atualmente, este tipo de ansiedade é o tipo que mais atinge cães domesticados. Muitos cães não conseguem lidar com a separação de outros membros da família.  A ansiedade de separação pode se manifestar acompanhada de reações como:...

SOCIALIZAÇÃO

Trabalhar a socialização do seu filhote faz parte da base para garantir que você tenha um cão feliz, confiante e bem ajustado socialmente. QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA SOCIALIZAR O FILHOTE? Existe um curto período que é conhecido como janela de socialização que ocorre entre as 7 primeiras semanas de vida até os 4 meses de idade. Durante esse período, a personalidade do cão é moldada definindo como ele reagirá socialmente no meio do qual está inserido. É durante esse período que o filhote deverá ser exposto a diferentes lugares, ruídos, cheiros, pessoas e situações. Cães que não têm a oportunidade de socializar corretamente, geralmente, desenvolvem problemas de comportamento quando adultos. A socialização bem trabalhada ajuda o filhote a se acostumar positivamente com os mais variados tipos de cheiros, sons e imagens. A socialização adequada além de inúmeros benefícios, pode impedir que o cão tenha medo de fogos de artifício, andar de carro, e ajuda você a ter um cão comportado ...