Pular para o conteúdo principal

A CASTRAÇÃO NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO


Esterilizar ou castrar cães é atualmente um método eficaz de controle de nascimento de cães. Por meio da castração evitamos a superpopulação canina, salvamos vidas, e poupamos os abrigos da superlotação.

Um cão não castrado tende a seguir o instinto de reprodução ao sentir a presença de uma fêmea no cio, ou até mesmo, sair correndo atrás de um outro cão.


A castração nos machos impede a produção de testosterona (hormônio sexual). Para o treinamento de chamado, esse procedimento é positivo visto que o cão passa a atender melhor aos chamados.

No entanto, a castração ou a esterilização não é a solução para muitos problemas de comportamento, como vimos e ouvimos.

MITOS

"A castração soluciona problemas de comportamento."
"A castração torna o cão mais afetuoso."
"O seu cão deve ser castrado porque os hormônios sexuais levam ao estresse e agressão entre os cães."
"Muitos problemas de agressão podem ser evitados com a castração."
"A castração elimina o problema de marcação territorial."

VERDADES

Considerando o fato de que uma das razões recomendadas para castrar e esterilizar os cães são para corrigir uma série de problemas comportamentais, Deborah L. Duffy, Ph.D., e James A. Serpell, Ph.D.(do Centro de Interação de Animais e da Sociedade da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade da Pensilvânia), desenvolveram pesquisas e sustentam que a castração contribui com o mau comportamento, resultado este diferente do que muitos acreditam.

De acordo com resultados de pesquisas, realizadas pela Ph.D. Parvene Farhoody (comportamentalista animal, fundadora do Behavior Matters,®Inc. de New York), o comportamento de cães castrados foi diferente da visão predominante. Dados indicaram que cães castrados eram mais agressivos, medrosos, excitáveis e menos adestráveis.

Problemas de comportamento devem ser analisados e tratados individualmente por um comportamentalista.

Deixe aqui o seu comentário sobre a sua experiência com a castração do seu cachorro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cães são animais gregários, ou seja, são animais que vivem em grupo. Quando livres, formam matilhas para garantirem a sua sobrevivência. Quando adotamos um cachorro, queremos que ele se comporte de maneira adequada, pois temos nossos afazeres do dia a dia e não podemos dedicar 24 horas do nosso dia aos nossos cães. Para o novo membro da família toda essa mudança não é nada fácil, deixar o calor da mãe a companhia dos irmãos e ter que enfrentar a solidão quando a nova família sai para trabalhar pode ser aterrorizante, podendo levar o cachorro a ter comportamentos inadequados. Cães vocalizam naturalmente para chamar a atenção de outros membros, como quem diz: “Ei! Estou aqui e preciso de vocês! ”. Ao ouvirem latidos e uivos, outros membros vem ao seu encontro. O processo da ansiedade de separação se dá quando o cão está só, quando você está longe. Para ele é muito complicado lidar com a solidão, principalmente quando te chama e não é atendido; gerando um estresse psicoló

O SEXTO SENTIDO DOS CÃES

Tudo no universo é energia. Todos os seres emanam algum tipo de energia, e os cães são especialmente capacitados para captar essa energia. Já reparou que quando você está triste ou doente, o seu cachorro fica mais perto de você como quem diz: “Entendo o que você está sentindo e estou aqui para te confortar. ”? ou quando você se prepara para ir ao veterinário o seu cachorro se esconde e você fica imaginando como ele adivinhou que vamos ao veterinário? Além de outros meios, cães percebem os humanos por meio da energia. Preste atenção no comportamento do seu cachorro quando uma pessoa ou um outro animal se aproxima. Os sinais podem variar de cão para cão, mas geralmente o seu cão pode começar a rosnar, latir, uivar, mostrar os dentes, pode saltar, girar, tentar fugir, tentar se esconder atrás de você, esconder o rabo entre as pernas. Você conhece o seu cão melhor que ninguém, fique atento aos sinais. Muitas pessoas alegam que do nada ou de repente o cachorro começou a agir de

SOCIALIZAÇÃO

Trabalhar a socialização do seu filhote faz parte da base para garantir que você tenha um cão feliz, confiante e bem ajustado socialmente. QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA SOCIALIZAR O FILHOTE? Existe um curto período que é conhecido como janela de socialização que ocorre entre as 7 primeiras semanas de vida até os 4 meses de idade. Durante esse período, a personalidade do cão é moldada definindo como ele reagirá socialmente no meio do qual está inserido. É durante esse período que o filhote deverá ser exposto a diferentes lugares, ruídos, cheiros, pessoas e situações. Cães que não têm a oportunidade de socializar corretamente, geralmente, desenvolvem problemas de comportamento quando adultos. A socialização bem trabalhada ajuda o filhote a se acostumar positivamente com os mais variados tipos de cheiros, sons e imagens. A socialização adequada além de inúmeros benefícios, pode impedir que o cão tenha medo de fogos de artifício, andar de carro, e ajuda você a ter um cão comportado