Pular para o conteúdo principal

A CASTRAÇÃO NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO


Esterilizar ou castrar cães é atualmente um método eficaz de controle de nascimento de cães. Por meio da castração evitamos a superpopulação canina, salvamos vidas, e poupamos os abrigos da superlotação.

Um cão não castrado tende a seguir o instinto de reprodução ao sentir a presença de uma fêmea no cio, ou até mesmo, sair correndo atrás de um outro cão.


A castração nos machos impede a produção de testosterona (hormônio sexual). Para o treinamento de chamado, esse procedimento é positivo visto que o cão passa a atender melhor aos chamados.

No entanto, a castração ou a esterilização não é a solução para muitos problemas de comportamento, como vimos e ouvimos.

MITOS

"A castração soluciona problemas de comportamento."
"A castração torna o cão mais afetuoso."
"O seu cão deve ser castrado porque os hormônios sexuais levam ao estresse e agressão entre os cães."
"Muitos problemas de agressão podem ser evitados com a castração."
"A castração elimina o problema de marcação territorial."

VERDADES

Considerando o fato de que uma das razões recomendadas para castrar e esterilizar os cães são para corrigir uma série de problemas comportamentais, Deborah L. Duffy, Ph.D., e James A. Serpell, Ph.D.(do Centro de Interação de Animais e da Sociedade da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade da Pensilvânia), desenvolveram pesquisas e sustentam que a castração contribui com o mau comportamento, resultado este diferente do que muitos acreditam.

De acordo com resultados de pesquisas, realizadas pela Ph.D. Parvene Farhoody (comportamentalista animal, fundadora do Behavior Matters,®Inc. de New York), o comportamento de cães castrados foi diferente da visão predominante. Dados indicaram que cães castrados eram mais agressivos, medrosos, excitáveis e menos adestráveis.

Problemas de comportamento devem ser analisados e tratados individualmente por um comportamentalista.

Deixe aqui o seu comentário sobre a sua experiência com a castração do seu cachorro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTROLE DE IMPULSOS

Cães que latem frequentemente diante de estímulos como: campainha, interfone e toques de celulares podem sofrer de ansiedade, insegurança e podem apresentar em conjunto outros problemas de comportamento. Latidos excessivos são sinais de instabilidade emocional e mostra que o seu cão não aprendeu a lidar com esse tipo de estímulo. É necessário que o cão associe sons diversos com o comportamento correto. No vídeo, Michelangelo, que reage com latidos excessivos diante ao toque do celular e interfone, está aprendendo a lidar com esse som. Cães são espécies com necessidades específicas e cabe a nós proporcionarmos o bem-estar, felicidade, educando-os e orientando-os corretamente. Jamais ignore um problema como este, que tende a piorar com o tempo. Se você não consegue controlar os latidos do seu cão, considere contratar os serviços de um profissional especialista em comportamento canino. Cão A otimizando relações https://www.caoaeduca.com/ https://www.instagram.com/adest...

COMO PLANEJAR A ADOÇÃO DE UM NOVO FILHOTE

Photo pixabay Se você planeja adotar um novo cão, avalie se este é o momento adequado. Adotar um cão envolve responsabilidade e compromisso durante o período que ele viver. Como você se sentiria se tivesse que ir viver com uma nova família em um novo ambiente? Possivelmente, estaria mais sensível e alerta às mudanças aos novos costumes. Para os cães isso não é muito diferente. Quando for adotar um filhote, você terá que ter um tempo a mais para passar o período de adaptação junto com o novo membro da família. Lembre-se que para o cão tudo é novo, e se a adaptação ao novo ambiente não for bem trabalhada, o seu cãozinho poderá sofrer e desenvolver comportamentos indesejáveis, causando estresse e desconforto para toda a família. É comum para muitas pessoas, querem que o novo membro da família se comporte bem já no primeiro dia, e isso geralmente não acontece. Principalmente se ele tiver que ficar sozinho em casa. O PLANEJAMENTO O planejamento para...
DESCUBRA QUAIS AS CAUSAS DAS BRIGAS ENTRE CÃES DA MESMA CASA É comum tutores que têm mais de dois pets na mesma casa enfrentarem incidentes de agressão entre seus cães. Situações de agressão tiram a paz e a felicidade dos humanos e dos cães, e é perigoso para todos os envolvidos, principalmente quando os humanos tentam intervir para acabar com briga. A primeira coisa que pode ser surpreendente para a maioria das pessoas é que as fêmeas se envolvem mais frequentemente em brigas do que os machos. Para a maioria dos tutores, no começo, os cães se davam bem, e do nada passaram a se desentender. Nada acontece por acaso entre os cães. Na maioria dos casos quem provoca a briga é o cão que foi trazido recentemente para a casa, e/ou é o cão mais jovem que dispara o motivo da briga. Geralmente, tutores acham que a briga não cessará sem que eles intervenham, uma porcentagem pequena consegue com sucesso apartar a briga, e na maioria dos casos de sucesso é por meio de comandos de obediê...