Pular para o conteúdo principal




Cães são animais gregários, ou seja, são animais que vivem em grupo. Quando livres, formam matilhas para garantirem a sua sobrevivência.

Quando adotamos um cachorro, queremos que ele se comporte de maneira adequada, pois temos nossos afazeres do dia a dia e não podemos dedicar 24 horas do nosso dia aos nossos cães.

Para o novo membro da família toda essa mudança não é nada fácil, deixar o calor da mãe a companhia dos irmãos e ter que enfrentar a solidão quando a nova família sai para trabalhar pode ser aterrorizante, podendo levar o cachorro a ter comportamentos inadequados.

Cães vocalizam naturalmente para chamar a atenção de outros membros, como quem diz: “Ei! Estou aqui e preciso de vocês! ”. Ao ouvirem latidos e uivos, outros membros vem ao seu encontro.

O processo da ansiedade de separação se dá quando o cão está só, quando você está longe. Para ele é muito complicado lidar com a solidão, principalmente quando te chama e não é atendido; gerando um estresse psicológico muito grande para o seu animal de estimação. É quando ele começa a tentar resolver o conflito sozinho.

Observe se o seu cão apresenta alguns desses sintomas quando está só:

- Latidos e uivos;

- Xixi e cocô fora do lugar;

- Destruição de objetos, inclusive paredes, portas e carros, que pode levar a automutilação e ingestão de substâncias e objetos nocivos à saúde do animal;

- Respiração ofegante;

- Salivação excessiva;

- Inquietação.



Caso o seu cachorro apresente algum desses sintomas, significa que ele está passando por momentos difíceis e sofrendo.

O mercado oferece inúmeras opções que amenizam esse estresse, e trazem uma certa conveniência para nós humanos, como por exemplo: os brinquedos, creches, passeadores de cães e até babás. No entanto, não se prenda a paliativos que não solucionam problemas de comportamento.

Faça a sua parte, é de você que o seu cão mais precisa. Consulte um especialista em comportamento para lhe orientar sobre como promover o bem-estar do seu cachorro que tem necessidades específicas e que devem ser supridas.



Cão A otimizando relações

Video by Louai Munajim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE A EDUCAÇÃO CANINA PODE FAZER PELO SEU CÃO

Algumas pessoas tendem a achar que o adestramento de cães é apenas ensinar comandos de obediência como: sentar, deitar e dar a pata. Esse conceito ainda existe, no entanto, cada mais e mais, tutoras e tutores de cães estão começando a reconhecer que existe uma grande vantagem em contratar um educador canino para orientar e direcioná-los corretamente. Estudos sobre o comportamento canino junto com a ciência deram grandes passos, e entre os profissionais muita controvérsia surgiu. Muitos treinadores tradicionais baseados apenas na punição viram seus meios de subsistência ameaçados, devido a vários traumas causados aos cães pelos treinos rigorosos, e pelo crescente exército de instrutores positivos, que ao contrário dos que apenas punem não conseguem resolver problemas de comportamento mais complexos. Atualmente, profissionais contemporâneos, sabem que o equilíbrio dos treinos é fundamental para o sucesso de qualquer modificação comportamental e que assim como o incen...

CONTROLE DE IMPULSOS

Cães que latem frequentemente diante de estímulos como: campainha, interfone e toques de celulares podem sofrer de ansiedade, insegurança e podem apresentar em conjunto outros problemas de comportamento. Latidos excessivos são sinais de instabilidade emocional e mostra que o seu cão não aprendeu a lidar com esse tipo de estímulo. É necessário que o cão associe sons diversos com o comportamento correto. No vídeo, Michelangelo, que reage com latidos excessivos diante ao toque do celular e interfone, está aprendendo a lidar com esse som. Cães são espécies com necessidades específicas e cabe a nós proporcionarmos o bem-estar, felicidade, educando-os e orientando-os corretamente. Jamais ignore um problema como este, que tende a piorar com o tempo. Se você não consegue controlar os latidos do seu cão, considere contratar os serviços de um profissional especialista em comportamento canino. Cão A otimizando relações https://www.caoaeduca.com/ https://www.instagram.com/adest...

COMO GERENCIAR O INSTINTO DE CAÇA

Todos os cães têm, em certo grau, o instinto de caça no seu gene. Este instinto geralmente se manifesta como uma vontade de perseguir um animal que foge. Alguns cães perseguem sua presa até que a mesma seja capturada e morta. Atualmente, tal proeza se tornou um problema em cães domesticados.  A prevenção continua sendo o melhor tratamento. Educar o seu cão o mais cedo possível lhe dará melhores chances de controlar o desejo de caçar.  Por fazer parte da genética do cão, seria antiético afirmar que é possível o controlar totalmente o desejo da caça. Felizmente, é possível melhorar esse comportamento, mesmo em cães adultos.  Várias raças que foram especificamente modificadas para a caça estarão dispostas a matar sempre que o instinto de caça for ativado.  Se seu cão tem uma forte inclinação à caça, visando a proteção de outros animais e pessoas, faça tudo o que puder para treinar e gerenciar esse comportamento.  Cada cão deve ser analisa...