Pular para o conteúdo principal

INTRODUZINDO UM NOVO CÃO À MATILHA



Adotar um novo cão é um momento de felicidade para todos os humanos, mas pode ser bastante estressante para os animais da matilha e também para o novo membro do grupo.
Gerencie corretamente a introdução de um novo cão à matilha e garanta a harmonia entre todos os membros.

DICAS GERAIS

  1. Saber como o cão socializa ajuda o gerenciamento da situação. Tenha em mente que cães, gatos e outros animais podem se sentir ameaçados com a presença de um novo animal em seu território;
  2. A introdução deve ser em ritmo lento e calmo, para evitar situações de estresse e respostas agressivas. O mau comportamento quando controlado desde o início evita situações que são difíceis de controlar no futuro;
  3. Mesmo quando os animais estiverem em ambientes separados, o monitoramento deve ser constante;
  4. Cada animal deve ser introduzido separadamente ao novo membro;
  5. Lidere e direcione a introdução com segurança. Se você não tem certeza de como o cachorro reagirá, tome as precauções necessárias para que vocês estejam seguros (uso de coleira e guia);
  6. Seja paciente, ensine o seu cão a confiar em você e perceber que você está no controle garantindo a segurança da matilha. Construir bons relacionamentos leva tempo.
CHEIROS E VACINAS

Apresente o cheiro do novo cão à matilha antes de apresentar o novo membro. Disponibilize um pano com o cheiro do novo cachorro no local onde ele dormirá.
Seus cães deverão estar com a vacinação em dia para evitar qualquer risco de infecção que o novo cão possa trazer consigo.

NEUTRALIDADE DO LOCAL

O primeiro contato deve ser feito em local neutro para todos os cães, como por exemplo: na rua ou em um parque. Isso evita que os cães sintam que o seu território está sendo invadido. 
Mantenha a sua energia calma e o corpo relaxado, cães são extremamente sensíveis à qualquer mudança de energia.
A interação entre cães não deve ser forçada, caminhar por um tempo juntos é um excelente começo. Se os cães se ignorarem, é um bom sinal. Seja firme e confiante, dê tempo aos cães para que eles se sintam confortáveis com a nova situação.
Permita que eles se cheirem por um breve período, incentive o bom comportamento dos cães oferecendo elogios verbais e petiscos. 
Distancie os cães e aproxime-os novamente. Repita o processo de breve aproximação várias vezes. Mantenha o foco da atenção dos cães em você utilizando comandos durante a caminhada.

OBJETIVOS

  • Permitir que os cães se encontrem, que aprendam a tolerar um ao outro sem exibir qualquer mau comportamento;
  • Promover encontros agradáveis para que os cães aprendam a associar coisas boas quando estiverem juntos

LINGUAGEM CORPORAL

Alguns sinais de que está tudo bem:
  • Movimentos livres e músculos relaxados;
  • Bocas abertas e relaxadas;
  • Postura de brincadeira; 
Cuidado ao perceber os seguintes sinais:

  • Movimentos corporais rígidos e lentos;
  • Pelos do dorso enrijecidos;
  • Boca tensa, mostra de dentes;
  • Rosnados;
  • Olhar fixo e prolongado.
Se você perceber qualquer uma dessas reações, afaste os cães imediatamente e faça com que eles se concentrem em você. Tente novamente uma aproximação com uma distância maior entre os cães. Aproxime-os apenas quando os cães apresentarem sinais de tolerância.

TRAZENDO O NOVO CÃO PARA CASA
Previamente, recolha todos os brinquedos dos animais de estimação (potes de comida, brinquedos, camas); isso evita a disputa por recursos. 
Os brinquedos dos cães da matilha podem ser devolvidos após algumas semanas; e o cão novo poderá ganhar brinquedos novos. Durante o período de adaptação, os brinquedos devem ser oferecidos aos cães apenas quando eles estiverem em áreas separadas.
Os cães da matilha devem ficar separados. Com o novo cão na coleira, mostre onde ele irá dormir, comer e onde os outros cães dormem.
Estabeleça limites em sua casa utilizando grades de proteção impedindo o acesso aos cômodos da casa até que todos se adaptem à nova situação. Esse método permitirá que os cães se acostumem com a presença do novo cão. Deixe que os cães da matilha andem pelos espaços permitidos, mantendo o cão novo atrás da grade de proteção.
Para que os cães da matilha não sintam que o seu território está sendo invadido, mantenha as áreas onde eles comem e dormem separadas.
Alimente os cães em áreas separadas. Durante a sua ausência, ou quando não puder supervisioná-los, os cães devem ser mantidos em áreas separadas.
Supervisione as brincadeiras, mesmo que aparentemente esteja tudo bem, e evite que os cães fiquem super excitados. Quando um cão intimidar ou rosnar para o outro, separe-os por um tempo. Elogie sempre quando os cães estiverem brincando juntos.Dedique bastante tempo para cada cão treinar e brincar individualmente. 
Cães mais velhos ou com energia mais baixa merecem um espaço seguro onde possam descansar tranquilamente.

GATOS E ANIMAIS DE PEQUENO PORTE

Se você desconhece o histórico de seu novo cão em relação a animais de pequeno porte, planeje cuidadosamente a apresentação para evitar o risco de algum animal sair ferido. 
O instinto de caça em alguns cães é bastante aguçado, e todo animal de pequeno porte pode ser visto como uma presa. Com a intenção de garantir a segurança do seu gato ou de algum outro animal de pequeno porte, o seu cão deve lhe ver como o líder da matilha, fazendo com que o desejo de lhe agradar supere o desejo de caçar.
A aproximação entre cães e gatos deve ser feita devagar e com muita cautela. Leve para casa um item com o cheiro do cachorro para que o gato possa conhecer o cheiro do novo cão. Coloque os brinquedos e potes de comida e água do gato em algum local onde o cachorro não alcance. Proporcione sempre uma saída de fuga para o gato caso ele se sinta ameaçado.
Durante a aproximação, se perceber que o cão atacará o gato ou vice-versa afaste-os imediatamente.
Com o cachorro na posição deitada (isso requer adestramento), permita que o gato se aproxime e cheire o cão.
Se conseguir controlar o gato para que ele não saia correndo melhor, visto que o cachorro poderá sair correndo para pegar o gato. Se o cão começar a olhar fixamente o gato ou ameaçar pegá-lo, rapidamente dê um comando ou leve-o para fora da área por alguns minutos.
O objetivo é ensinar os animais a aprender a confiar uns nos outros, e trabalhar a construção de uma relação de confiança com o novo membro da matilha.
Se o seu cão começar a perseguir o gato, não corra atrás do cão. Em vez disso, tente chamar a atenção dele utilizando algum comando. Redirecione o comportamento do cachorro para que você possa guiá-lo, permitindo que o gato chegue a um lugar seguro. Eduque o seu cão para que ele persiga uma bolinha e não um gato.

FILHOTES E CÃES ADULTOS

É comum que filhotes queiram chamam atenção de outros cães, e nem todos os cães podem querer engajar com o filhote, por isso, os filhotes devem ser supervisionados quando estiverem com outros animais. Filhotes muito novos podem não perceber a linguagem corporal do cão adulto para que se afastem. 
Um cão adulto equilibrado, pode rosnar para o filhote para que ele se afaste, o que é um comportamento apropriado e que ajuda o filhote a aprender sobre limites e respeito. No entanto, há cães com pouca habilidade social, e isso pode representar um perigo para o filhote, pois o cão pode morder sem rosnar previamente. Portanto, não deixe cães e filhotes sozinhos. Respeite a necessidade do cão adulto de ficar só e quieto.
Mantenha todos animais sob controle, observe atentamente a linguagem corporal, permita breves aproximações para se cheirarem, e elogie quando se comportarem bem.

QUANDO PEDIR AJUDA PROFISSIONAL

Humanos têm animais domésticos porque gostam de suas brincadeiras e pela companhia. No entanto, se o seu cão não se dá bem com outros animais de estimação, não force um convívio, isso só cria tensão e desarmonia em sua casa.
Um profissional qualificado, como um especialista em comportamento, pode ajudar a resolver conflitos que o seu cão possa ter com outros animais de estimação, e pode fornecer maneiras de ajudá-lo a viver em um ambiente pacífico e feliz.

Assista ao vídeo no u tube

Cão A otimizando relações
Whatsapp 44 9 9887 2134

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cães são animais gregários, ou seja, são animais que vivem em grupo. Quando livres, formam matilhas para garantirem a sua sobrevivência. Quando adotamos um cachorro, queremos que ele se comporte de maneira adequada, pois temos nossos afazeres do dia a dia e não podemos dedicar 24 horas do nosso dia aos nossos cães. Para o novo membro da família toda essa mudança não é nada fácil, deixar o calor da mãe a companhia dos irmãos e ter que enfrentar a solidão quando a nova família sai para trabalhar pode ser aterrorizante, podendo levar o cachorro a ter comportamentos inadequados. Cães vocalizam naturalmente para chamar a atenção de outros membros, como quem diz: “Ei! Estou aqui e preciso de vocês! ”. Ao ouvirem latidos e uivos, outros membros vem ao seu encontro. O processo da ansiedade de separação se dá quando o cão está só, quando você está longe. Para ele é muito complicado lidar com a solidão, principalmente quando te chama e não é atendido; gerando um estresse psicoló

O SEXTO SENTIDO DOS CÃES

Tudo no universo é energia. Todos os seres emanam algum tipo de energia, e os cães são especialmente capacitados para captar essa energia. Já reparou que quando você está triste ou doente, o seu cachorro fica mais perto de você como quem diz: “Entendo o que você está sentindo e estou aqui para te confortar. ”? ou quando você se prepara para ir ao veterinário o seu cachorro se esconde e você fica imaginando como ele adivinhou que vamos ao veterinário? Além de outros meios, cães percebem os humanos por meio da energia. Preste atenção no comportamento do seu cachorro quando uma pessoa ou um outro animal se aproxima. Os sinais podem variar de cão para cão, mas geralmente o seu cão pode começar a rosnar, latir, uivar, mostrar os dentes, pode saltar, girar, tentar fugir, tentar se esconder atrás de você, esconder o rabo entre as pernas. Você conhece o seu cão melhor que ninguém, fique atento aos sinais. Muitas pessoas alegam que do nada ou de repente o cachorro começou a agir de

SOCIALIZAÇÃO

Trabalhar a socialização do seu filhote faz parte da base para garantir que você tenha um cão feliz, confiante e bem ajustado socialmente. QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA SOCIALIZAR O FILHOTE? Existe um curto período que é conhecido como janela de socialização que ocorre entre as 7 primeiras semanas de vida até os 4 meses de idade. Durante esse período, a personalidade do cão é moldada definindo como ele reagirá socialmente no meio do qual está inserido. É durante esse período que o filhote deverá ser exposto a diferentes lugares, ruídos, cheiros, pessoas e situações. Cães que não têm a oportunidade de socializar corretamente, geralmente, desenvolvem problemas de comportamento quando adultos. A socialização bem trabalhada ajuda o filhote a se acostumar positivamente com os mais variados tipos de cheiros, sons e imagens. A socialização adequada além de inúmeros benefícios, pode impedir que o cão tenha medo de fogos de artifício, andar de carro, e ajuda você a ter um cão comportado