Pular para o conteúdo principal

SOCIALIZAÇÃO





Trabalhar a socialização do seu filhote faz parte da base para garantir que você tenha um cão feliz, confiante e bem ajustado socialmente.

QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA SOCIALIZAR O FILHOTE?

Existe um curto período que é conhecido como janela de socialização que ocorre entre as 7 primeiras semanas de vida até os 4 meses de idade. Durante esse período, a personalidade do cão é moldada definindo como ele reagirá socialmente no meio do qual está inserido. É durante esse período que o filhote deverá ser exposto a diferentes lugares, ruídos, cheiros, pessoas e situações.

Cães que não têm a oportunidade de socializar corretamente, geralmente, desenvolvem problemas de comportamento quando adultos.

A socialização bem trabalhada ajuda o filhote a se acostumar positivamente com os mais variados tipos de cheiros, sons e imagens. A socialização adequada além de inúmeros benefícios, pode impedir que o cão tenha medo de fogos de artifício, andar de carro, e ajuda você a ter um cão comportado e socialmente saudável.

Ter um cão equilibrado e confiante pode até mesmo salvar a vida do seu cão. Se o seu cão se perder, por exemplo, ele será capaz de aceitar novos lugares e pessoas que podem acolhê-lo até que você o localize. E se algo acontecer com você, ele terá mais facilidade para se adaptar a um novo lar.

COMO SOCIALIZAR CORRETAMENTE O CACHORRO

Para o filhote o mundo é novidade, procure associar cada nova experiência a algo positivo. Cães percebem o mundo por meio do olfato, visão e audição. Durante o período da socialização, exponha-o a novos estímulos sonoros, visuais e olfativos. 

O processo de socialização se inicia logo nos primeiros dias de vida do filhote. Se você tiver a sorte de ter uma ninhada em casa, manipule gentilmente o corpo todo do filhote, isso ajudará quando o veterinário tiver que examiná-lo, e quando por algum motivo você ou alguma outra pessoa tiver que tocá-lo.

Apresente o filhote a todos os tipos de humanos de diferentes idades, sexo, etnias, pessoas com óculos de sol, pessoas com carrinhos, bicicletas, skate, animais. Caminhe com o pet sobre diferentes pisos como: carpete, madeira, pedras, asfalto. Apresente-o a diferentes ambientes, expondo-o aos mais variados tipos de sons. Transforme essas experiências em eventos divertidos para o filhote, incentivando-o com petiscos, elogios verbais. 

Fique atento à sua energia pessoal, cães são excelente escaneadores de energia, se estiver nervoso diante alguma experiência, seu cão captará essa energia e ficará nervoso, e poderá desenvolver algum tipo de reatividade diante alguma situação específica.

A colaboração de diferentes pessoas no processo de socialização, ajuda o filhote a sair da zona de conforto, o filhote aprenderá que poderá experimentar algo novo não importando com quem ele esteja.

Seja paciente, respeite o ritmo do seu cão. Se você quiser que o filhote se acostume com outras pessoas que ele não conhece, comece com alguns membros da família e aos poucos introduza novas pessoas. Iniciar o processo levando o filhote a um local muito agitado e com muitas pessoas pode ter o efeito contrário e deixar o seu cão com traumas.

Quando o filhote estiver acostumado com pequenos grupos de pessoas, ambientes e estímulos, leve-o para ambientes maiores e aumente a quantidade de novas experiências. Leve-o para a casa de um amigo, para um encontro com outros cães saudáveis. Após o protocolo vacinal, e a liberação do veterinário, leve-o para que ele conheça novas ruas, novos bairros, parques e lugares públicos.

Essa é a melhor fase para educar o seu cachorro. Inicie aulas educativas com um bom educador canino para que ele atenda a comandos e desenvolva habilidades sociais. A educação canina pode evitar que o seu cão desenvolva problemas de comportamento, e quando eles começarem a surgir você saberá como lidar com o problema. Educar o seu filhote ainda continua sendo a melhor forma de prevenir aborrecimentos futuros.

É POSSÍVEL SOCIALIZAR CÃES ADULTOS?

Sim. Se você adquiriu um cão adulto, você pode ajudá-lo a associar situações novas ou situações em que ele se sinta desconfortável a experiências positivas. Lentamente reintroduza o cão a novos estímulos olfativos, visuais e sonoros, supervisione cuidadosamente e premie comportamentos positivos com elogios e petiscos, ajude-o a superar o medo e a hesitação.

Casos graves de medo e fobias devem ser tratados com a ajuda de um especialista em comportamento canino.

Há ferramentas de socialização disponíveis no mercado para o conforto dos tutores, no entanto é importante que você faça a sua parte, atuar ativamente promovendo uma socialização saudável para o seu cão, gera confiança e aumenta o vínculo entre você e o seu cão.

Se gostou, siga-me no instagram @adestradorjoeabiko
facebook @adestradorjoeabiko

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cães são animais gregários, ou seja, são animais que vivem em grupo. Quando livres, formam matilhas para garantirem a sua sobrevivência. Quando adotamos um cachorro, queremos que ele se comporte de maneira adequada, pois temos nossos afazeres do dia a dia e não podemos dedicar 24 horas do nosso dia aos nossos cães. Para o novo membro da família toda essa mudança não é nada fácil, deixar o calor da mãe a companhia dos irmãos e ter que enfrentar a solidão quando a nova família sai para trabalhar pode ser aterrorizante, podendo levar o cachorro a ter comportamentos inadequados. Cães vocalizam naturalmente para chamar a atenção de outros membros, como quem diz: “Ei! Estou aqui e preciso de vocês! ”. Ao ouvirem latidos e uivos, outros membros vem ao seu encontro. O processo da ansiedade de separação se dá quando o cão está só, quando você está longe. Para ele é muito complicado lidar com a solidão, principalmente quando te chama e não é atendido; gerando um estresse psicoló

O SEXTO SENTIDO DOS CÃES

Tudo no universo é energia. Todos os seres emanam algum tipo de energia, e os cães são especialmente capacitados para captar essa energia. Já reparou que quando você está triste ou doente, o seu cachorro fica mais perto de você como quem diz: “Entendo o que você está sentindo e estou aqui para te confortar. ”? ou quando você se prepara para ir ao veterinário o seu cachorro se esconde e você fica imaginando como ele adivinhou que vamos ao veterinário? Além de outros meios, cães percebem os humanos por meio da energia. Preste atenção no comportamento do seu cachorro quando uma pessoa ou um outro animal se aproxima. Os sinais podem variar de cão para cão, mas geralmente o seu cão pode começar a rosnar, latir, uivar, mostrar os dentes, pode saltar, girar, tentar fugir, tentar se esconder atrás de você, esconder o rabo entre as pernas. Você conhece o seu cão melhor que ninguém, fique atento aos sinais. Muitas pessoas alegam que do nada ou de repente o cachorro começou a agir de