Pular para o conteúdo principal

MEU CACHORRO COME COCÔ





MEU CACHORRO COME COCÔ


Se o seu amigão tem esse hábito, não se desespere, para tudo há solução.

Coprofagia é o nome científico para esse hábito repulsivo para nós humanos. Há razões fisiológicas e comportamentais que levam o seu cão a apreciar o cocô como se fosse uma iguaria.

Diferente do conceito gastronômico dos humanos, cães comem o que encontram pelo chão ou no lixo. Algumas teorias sustentam que esse comportamento pode estar ligado ao instinto de sobrevivência dos canídeos ancestrais para lidarem com os períodos de escassez de alimento. Felizmente, cães domesticados que são bem alimentados não precisam obter nutrientes dessa maneira.

A coprofagia é um comportamento natural em alguns estágios da vida do cachorro. Durante as três primeiras semanas de vida, a mamãe cadela lambe seus filhotes para incentivá-los a eliminar as fezes e também para limpar as fezes do ambiente. Os filhotes também aderem naturalmente a esse comportamento, eles comem tanto suas fezes como as fezes de outros cães. Cães ingerem as fezes instintivamente para proteger a matilha, o odor das fezes e urina atraem predadores.

A ingestão de fezes pode ser também de gatos e de outros animais. Comer as fezes de outros animais pode causar problemas de saúde se as fezes estiverem contaminadas com toxinas, parasitas ou vírus. Geralmente, esse comportamento desaparece antes dos 9 meses de idade.

A coprofagia para os cães faz parte do processo de explorar e conhecer o mundo ao seu redor. Como as crianças humanas que manipulam as fezes durante a fase anal, cães cheiram as fezes e alguns querem provar o cocô com a boca .


Quais os motivos que levam o seu cachorro adulto a comer cocô?

Vários são os motivos que podem levar o seu cão a continuar ingerindo fezes mesmo depois de adulto. É importante que um especialista em comportamento canino efetue um diagnóstico preciso para que o tratamento seja eficaz.

Verifique com o seu veterinário os seguintes pontos:

- se o seu cão está livre de parasitas;

- se a dieta do seu cão está equilibrada em nutrientes e calorias;

- se o seu cão não tem alguma doença como a diabetes, doenças da tireoide e outras condições que podem causar um aumento no apetite.


Caso algum dos problemas acima for detectado, o tratamento deverá ser feito com o veterinário. Se o seu cão está fisicamente saudável, o problema é comportamental.


Geralmente, os cães começam a comer cocô por causa de algum tipo de estresse ambiental ou de gatilhos comportamentais tais como:


- isolamento, cães que são mantidos em canis, ou em ambientes isolados têm propensão a ingerir fezes;

- confinamento, o confinamento durante longo tempo pode causar esse tipo de problema;

- cães resgatados de abrigos superlotados também podem desenvolver este hábito;

- ansiedade, o adestramento inadequado pode gerar ansiedade resultando em coprofagia. Esses cães fazem as necessidades e comem o cocô para deixar o ambiente limpo, e depois levam mais castigos dos tutores por terem ingerido as fezes. Formando um ciclo vicioso.

- atenção, como meio de chamar a atenção de seus tutores;

- associação, cães que têm seus alimentos dispostos muito próximos aos locais onde eliminam as fezes e urina podem associar odores dos excrementos aos alimentos, e os cães passam a não fazer mais a diferenciação entre os excrementos e os alimentos;

- boca da mamãe, os cães podem associar o cheiro das fezes da boca de suas mães, quando elas ingerem as fezes ou quando elas regurgitam algum alimento misturado com fezes o que contribui para que o cachorro desenvolva o hábito de comer cocô.


Como fazer o seu cachorro parar de comer cocô


Há inúmeros métodos eficazes para tratar esse tipo de problema. Esses métodos incluem a reeducação comportamental e gerenciamento do ambiente.


- o gerenciamento do ambiente pode ser feito mantendo a área onde o cachorro vive sempre limpa, e livre de cocô;

- tutores que têm gatos devem manter a caixa de areia fora do alcance do cachorro;

- supervisionar atentamente as caminhadas, evitando a ingestão das fezes de outros animais;

- trabalhar intensivamente comandos de obediência para poder controlar melhor o cachorro.


Considere contratar um especialista em comportamento canino, ele estará apto a diagnosticar o problema e traçará o melhor tratamento para o seu cão.


Cão A otimizando relações


whatsapp 44 9 9887 2134













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cães são animais gregários, ou seja, são animais que vivem em grupo. Quando livres, formam matilhas para garantirem a sua sobrevivência. Quando adotamos um cachorro, queremos que ele se comporte de maneira adequada, pois temos nossos afazeres do dia a dia e não podemos dedicar 24 horas do nosso dia aos nossos cães. Para o novo membro da família toda essa mudança não é nada fácil, deixar o calor da mãe a companhia dos irmãos e ter que enfrentar a solidão quando a nova família sai para trabalhar pode ser aterrorizante, podendo levar o cachorro a ter comportamentos inadequados. Cães vocalizam naturalmente para chamar a atenção de outros membros, como quem diz: “Ei! Estou aqui e preciso de vocês! ”. Ao ouvirem latidos e uivos, outros membros vem ao seu encontro. O processo da ansiedade de separação se dá quando o cão está só, quando você está longe. Para ele é muito complicado lidar com a solidão, principalmente quando te chama e não é atendido; gerando um estresse psicoló

O SEXTO SENTIDO DOS CÃES

Tudo no universo é energia. Todos os seres emanam algum tipo de energia, e os cães são especialmente capacitados para captar essa energia. Já reparou que quando você está triste ou doente, o seu cachorro fica mais perto de você como quem diz: “Entendo o que você está sentindo e estou aqui para te confortar. ”? ou quando você se prepara para ir ao veterinário o seu cachorro se esconde e você fica imaginando como ele adivinhou que vamos ao veterinário? Além de outros meios, cães percebem os humanos por meio da energia. Preste atenção no comportamento do seu cachorro quando uma pessoa ou um outro animal se aproxima. Os sinais podem variar de cão para cão, mas geralmente o seu cão pode começar a rosnar, latir, uivar, mostrar os dentes, pode saltar, girar, tentar fugir, tentar se esconder atrás de você, esconder o rabo entre as pernas. Você conhece o seu cão melhor que ninguém, fique atento aos sinais. Muitas pessoas alegam que do nada ou de repente o cachorro começou a agir de

SOCIALIZAÇÃO

Trabalhar a socialização do seu filhote faz parte da base para garantir que você tenha um cão feliz, confiante e bem ajustado socialmente. QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA SOCIALIZAR O FILHOTE? Existe um curto período que é conhecido como janela de socialização que ocorre entre as 7 primeiras semanas de vida até os 4 meses de idade. Durante esse período, a personalidade do cão é moldada definindo como ele reagirá socialmente no meio do qual está inserido. É durante esse período que o filhote deverá ser exposto a diferentes lugares, ruídos, cheiros, pessoas e situações. Cães que não têm a oportunidade de socializar corretamente, geralmente, desenvolvem problemas de comportamento quando adultos. A socialização bem trabalhada ajuda o filhote a se acostumar positivamente com os mais variados tipos de cheiros, sons e imagens. A socialização adequada além de inúmeros benefícios, pode impedir que o cão tenha medo de fogos de artifício, andar de carro, e ajuda você a ter um cão comportado