Pular para o conteúdo principal

ADOTAR UM SEGUNDO CÃO RESOLVE A ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO?



Na teoria, muitos acreditam que a adoção de um segundo cachorro ajuda o seu cão a se sentir menos só, e assim, resolveriam o problema da ansiedade de separação.
Na prática, a resposta é diferente, um outro cachorro pode fazer companhia enquanto você estiver ausente, mas se o cachorro já sofre de ansiedade de separação, um segundo cachorro não mudará este comportamento, e em algumas situações, um segundo cachorro pode piorar a situação.
Cães aprendem observando e copiam o comportamento de outros cães. O novo cachorro pode aprender que, ficar ansioso quando você não está é normal, e você acabará tendo dois cães ansiosos dentro de casa.
Pode acontecer do seu cachorro ficar menos ansioso com a presença de um novo amigo, porém nada garante que isso acontecerá.
Indiferente do número de animais que você tem em casa, cães que sofrem com a ansiedade de separação ficam ansiosos sempre que você se ausenta. Outros animais podem fornecer algum conforto para o seu cachorro, mas não curarão a ansiedade de separação.
A ansiedade de separação é um problema de comportamento bastante complexo, e necessita ser tratado por um especialista em comportamento, visto que esse tipo de ansiedade acontece não apenas pelo fato do seu cão estar sozinho mas, acontece quando você não está presente.
Adotar um novo cão é sempre maravilhoso, mas lembre-se que esse co
mpromisso perdurará pelo tempo que ele viver.
Se o seu cachorro já sofre de ansiedade de separação, considere contratar um profissional em comportamento para cuidar do problema primeiro e depois adotar um novo cachorro.

Se pretende adotar um novo cachorro, adote por que você quer um novo cachorro, e não porque você acha que ele irá resolver o problema de ansiedade do seu cão.
Cuidar do bem-estar do seu animal de estimação é cuidar do bem-estar familiar.
Cão A otimizando relações
Photo by Daria Shevtsova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE A EDUCAÇÃO CANINA PODE FAZER PELO SEU CÃO

Algumas pessoas tendem a achar que o adestramento de cães é apenas ensinar comandos de obediência como: sentar, deitar e dar a pata. Esse conceito ainda existe, no entanto, cada mais e mais, tutoras e tutores de cães estão começando a reconhecer que existe uma grande vantagem em contratar um educador canino para orientar e direcioná-los corretamente. Estudos sobre o comportamento canino junto com a ciência deram grandes passos, e entre os profissionais muita controvérsia surgiu. Muitos treinadores tradicionais baseados apenas na punição viram seus meios de subsistência ameaçados, devido a vários traumas causados aos cães pelos treinos rigorosos, e pelo crescente exército de instrutores positivos, que ao contrário dos que apenas punem não conseguem resolver problemas de comportamento mais complexos. Atualmente, profissionais contemporâneos, sabem que o equilíbrio dos treinos é fundamental para o sucesso de qualquer modificação comportamental e que assim como o incen...

ANSIEDADE

Photo pixabay Se você sofre de ansiedade, você sabe como é difícil encarar determinadas situações do dia a dia. Alguns cães também sofrem de ansiedade e para eles também não é nada fácil.  A ansiedade em cães, quando não tratada, pode levar a sérios problemas de comportamento.  Felizmente, há tratamentos aplicados por especialistas em comportamento que podem ajudar os cães e seus tutores a lidarem com esse problema.  1 - Descubra o tipo de ansiedade  Os tipos mais comuns são:  Ansiedade por medo – pode ser causada por pessoas, animais, algum estímulo visual, barulhos altos, ambientes novos, situações específicas como o consultório do veterinário ou passeios em veículos.  Ansiedade de separação – atualmente, este tipo de ansiedade é o tipo que mais atinge cães domesticados. Muitos cães não conseguem lidar com a separação de outros membros da família.  A ansiedade de separação pode se manifestar acompanhada de reações como:...

SOCIALIZAÇÃO

Trabalhar a socialização do seu filhote faz parte da base para garantir que você tenha um cão feliz, confiante e bem ajustado socialmente. QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA SOCIALIZAR O FILHOTE? Existe um curto período que é conhecido como janela de socialização que ocorre entre as 7 primeiras semanas de vida até os 4 meses de idade. Durante esse período, a personalidade do cão é moldada definindo como ele reagirá socialmente no meio do qual está inserido. É durante esse período que o filhote deverá ser exposto a diferentes lugares, ruídos, cheiros, pessoas e situações. Cães que não têm a oportunidade de socializar corretamente, geralmente, desenvolvem problemas de comportamento quando adultos. A socialização bem trabalhada ajuda o filhote a se acostumar positivamente com os mais variados tipos de cheiros, sons e imagens. A socialização adequada além de inúmeros benefícios, pode impedir que o cão tenha medo de fogos de artifício, andar de carro, e ajuda você a ter um cão comportado ...