Pular para o conteúdo principal

ADOTAR UM SEGUNDO CÃO RESOLVE A ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO?



Na teoria, muitos acreditam que a adoção de um segundo cachorro ajuda o seu cão a se sentir menos só, e assim, resolveriam o problema da ansiedade de separação.
Na prática, a resposta é diferente, um outro cachorro pode fazer companhia enquanto você estiver ausente, mas se o cachorro já sofre de ansiedade de separação, um segundo cachorro não mudará este comportamento, e em algumas situações, um segundo cachorro pode piorar a situação.
Cães aprendem observando e copiam o comportamento de outros cães. O novo cachorro pode aprender que, ficar ansioso quando você não está é normal, e você acabará tendo dois cães ansiosos dentro de casa.
Pode acontecer do seu cachorro ficar menos ansioso com a presença de um novo amigo, porém nada garante que isso acontecerá.
Indiferente do número de animais que você tem em casa, cães que sofrem com a ansiedade de separação ficam ansiosos sempre que você se ausenta. Outros animais podem fornecer algum conforto para o seu cachorro, mas não curarão a ansiedade de separação.
A ansiedade de separação é um problema de comportamento bastante complexo, e necessita ser tratado por um especialista em comportamento, visto que esse tipo de ansiedade acontece não apenas pelo fato do seu cão estar sozinho mas, acontece quando você não está presente.
Adotar um novo cão é sempre maravilhoso, mas lembre-se que esse co
mpromisso perdurará pelo tempo que ele viver.
Se o seu cachorro já sofre de ansiedade de separação, considere contratar um profissional em comportamento para cuidar do problema primeiro e depois adotar um novo cachorro.

Se pretende adotar um novo cachorro, adote por que você quer um novo cachorro, e não porque você acha que ele irá resolver o problema de ansiedade do seu cão.
Cuidar do bem-estar do seu animal de estimação é cuidar do bem-estar familiar.
Cão A otimizando relações
Photo by Daria Shevtsova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTROLE DE IMPULSOS

Cães que latem frequentemente diante de estímulos como: campainha, interfone e toques de celulares podem sofrer de ansiedade, insegurança e podem apresentar em conjunto outros problemas de comportamento. Latidos excessivos são sinais de instabilidade emocional e mostra que o seu cão não aprendeu a lidar com esse tipo de estímulo. É necessário que o cão associe sons diversos com o comportamento correto. No vídeo, Michelangelo, que reage com latidos excessivos diante ao toque do celular e interfone, está aprendendo a lidar com esse som. Cães são espécies com necessidades específicas e cabe a nós proporcionarmos o bem-estar, felicidade, educando-os e orientando-os corretamente. Jamais ignore um problema como este, que tende a piorar com o tempo. Se você não consegue controlar os latidos do seu cão, considere contratar os serviços de um profissional especialista em comportamento canino. Cão A otimizando relações https://www.caoaeduca.com/ https://www.instagram.com/adest...
DESCUBRA QUAIS AS CAUSAS DAS BRIGAS ENTRE CÃES DA MESMA CASA É comum tutores que têm mais de dois pets na mesma casa enfrentarem incidentes de agressão entre seus cães. Situações de agressão tiram a paz e a felicidade dos humanos e dos cães, e é perigoso para todos os envolvidos, principalmente quando os humanos tentam intervir para acabar com briga. A primeira coisa que pode ser surpreendente para a maioria das pessoas é que as fêmeas se envolvem mais frequentemente em brigas do que os machos. Para a maioria dos tutores, no começo, os cães se davam bem, e do nada passaram a se desentender. Nada acontece por acaso entre os cães. Na maioria dos casos quem provoca a briga é o cão que foi trazido recentemente para a casa, e/ou é o cão mais jovem que dispara o motivo da briga. Geralmente, tutores acham que a briga não cessará sem que eles intervenham, uma porcentagem pequena consegue com sucesso apartar a briga, e na maioria dos casos de sucesso é por meio de comandos de obediê...

COMO PLANEJAR A ADOÇÃO DE UM NOVO FILHOTE

Photo pixabay Se você planeja adotar um novo cão, avalie se este é o momento adequado. Adotar um cão envolve responsabilidade e compromisso durante o período que ele viver. Como você se sentiria se tivesse que ir viver com uma nova família em um novo ambiente? Possivelmente, estaria mais sensível e alerta às mudanças aos novos costumes. Para os cães isso não é muito diferente. Quando for adotar um filhote, você terá que ter um tempo a mais para passar o período de adaptação junto com o novo membro da família. Lembre-se que para o cão tudo é novo, e se a adaptação ao novo ambiente não for bem trabalhada, o seu cãozinho poderá sofrer e desenvolver comportamentos indesejáveis, causando estresse e desconforto para toda a família. É comum para muitas pessoas, querem que o novo membro da família se comporte bem já no primeiro dia, e isso geralmente não acontece. Principalmente se ele tiver que ficar sozinho em casa. O PLANEJAMENTO O planejamento para...