Pular para o conteúdo principal

CIÚME OU DISPUTA?



Sob o olhar humano, ciúme é um sentimento intrínseco à natureza, que pode ser entendido como uma manifestação de emoções desencadeadas pela percepção da falta de exclusividade afetiva por parte da pessoa amada e pela sensação de divisão, ou disputa de atenção, intimidade, dedicação, cumplicidade e afeto com os outros.

Esse sentimento de exclusão se torna real com a entrada de um terceiro elemento que vai gerar sentimentos ambivalentes na pessoa, causando o temor de perder a sensação de amor incondicional e a segurança afetiva transmitida pela relação.

Profissionais da área canina têm diferentes opiniões acerca desse tema. Alguns afirmam que ciúme entre cães pode não passar da humanização do estado de dominância, pois os cães são instintivos e reagem à energia ao redor deles, ou seja, a reação é na verdade o cão querendo assumir a liderança do grupo, é onde rosnados, mordidas e brigas podem acontecer. Outros defendem que os cães sentem ciúmes como os humanos.

Neste texto, descrevo algumas situações onde o seu cão pode apresentar algum tipo de reatividade, e apresento algumas sugestões de como resolver esse problema.

Algumas Situações:

Quando você dá atenção a um outro cão e o seu cachorro empurra, rosna, late e morde o outro cão;
Ao cumprimentar uma outra pessoa, com um abraço ou uma aproximação mais próxima de humanos ou cães, seu cão rosna, late excessivamente.
Cães adoram a atenção de seus tutores, tudo isso é muito natural na relação simbiótica entre cães e humanos. Mas quando a forma de chamar a atenção, ou a disputa por atenção se torna mais agressiva, é melhor ficar atento e corrigir esses comportamentos.

Algumas sugestões:

PRÁTICA REGULAR DE ADESTRAMENTO

Reforçar comandos de obediência e correção. Comandos que demonstram que você está no controle da situação ajudarão a gerenciar melhor o problema.
Caso o seu cão não tenha sido educado desde filhote, pode ser a hora de fazer um planejamento para investir na educação canina com ajuda profissional.

REMOVER A RECOMPENSA

Essa recompensa pode ser você. Talvez inconscientemente você tenha recompensado o seu cão com atenção no momento errado. Assim como os humanos, a emoção da atenção negativa pode se tornar gratificante para o seu cão.

Decida quais comportamentos ignorar, e quando você pode simplesmente sair de cena
Envolva o gatilho, o objeto que desencadeia essa reatividade, em sua prática regular de adestramento.
Lembre-se da regra do "nada é de graça", todo mérito é à custa de um comportamento calmo e obediente.

Cada cão é um ser único, que deve ser tratado e educado individualmente, há várias técnicas e métodos de adestramento, se você não se sente seguro para efetuar os treinamentos sozinho, consulte um profissional da área.

Cão A otimizando relações
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTROLE DE IMPULSOS

Cães que latem frequentemente diante de estímulos como: campainha, interfone e toques de celulares podem sofrer de ansiedade, insegurança e podem apresentar em conjunto outros problemas de comportamento. Latidos excessivos são sinais de instabilidade emocional e mostra que o seu cão não aprendeu a lidar com esse tipo de estímulo. É necessário que o cão associe sons diversos com o comportamento correto. No vídeo, Michelangelo, que reage com latidos excessivos diante ao toque do celular e interfone, está aprendendo a lidar com esse som. Cães são espécies com necessidades específicas e cabe a nós proporcionarmos o bem-estar, felicidade, educando-os e orientando-os corretamente. Jamais ignore um problema como este, que tende a piorar com o tempo. Se você não consegue controlar os latidos do seu cão, considere contratar os serviços de um profissional especialista em comportamento canino. Cão A otimizando relações https://www.caoaeduca.com/ https://www.instagram.com/adest...
Cães são animais gregários, ou seja, são animais que vivem em grupo. Quando livres, formam matilhas para garantirem a sua sobrevivência. Quando adotamos um cachorro, queremos que ele se comporte de maneira adequada, pois temos nossos afazeres do dia a dia e não podemos dedicar 24 horas do nosso dia aos nossos cães. Para o novo membro da família toda essa mudança não é nada fácil, deixar o calor da mãe a companhia dos irmãos e ter que enfrentar a solidão quando a nova família sai para trabalhar pode ser aterrorizante, podendo levar o cachorro a ter comportamentos inadequados. Cães vocalizam naturalmente para chamar a atenção de outros membros, como quem diz: “Ei! Estou aqui e preciso de vocês! ”. Ao ouvirem latidos e uivos, outros membros vem ao seu encontro. O processo da ansiedade de separação se dá quando o cão está só, quando você está longe. Para ele é muito complicado lidar com a solidão, principalmente quando te chama e não é atendido; gerando um estresse psicoló...

INTRODUZINDO UM NOVO CÃO À MATILHA

Adotar um novo cão é um momento de felicidade para todos os humanos, mas pode ser bastante estressante para os animais da matilha e também para o novo membro do grupo. Gerencie corretamente a introdução de um novo cão à matilha e garanta a harmonia entre todos os membros. DICAS GERAIS Saber como o cão socializa ajuda o gerenciamento da situação. Tenha em mente que cães, gatos e outros animais podem se sentir ameaçados com a presença de um novo animal em seu território; A introdução deve ser em ritmo lento e calmo, para evitar situações de estresse e respostas agressivas. O mau comportamento quando controlado desde o início evita situações que são difíceis de controlar no futuro; Mesmo quando os animais estiverem em ambientes separados, o monitoramento deve ser constante; Cada animal deve ser introduzido separadamente ao novo membro; Lidere e direcione a introdução com segurança. Se você não tem certeza de como o cachorro reagirá, tome as precauções necessárias par...