Pular para o conteúdo principal

VOCÊ PRECISA DE UM ADESTRADOR, UM TREINADOR OU DE UM COMPORTAMENTALISTA?


A maioria das pessoas acredita que quando estão tendo problemas com o seu cão, deve chamar imediatamente um adestrador profissional. Ouço queixas de tutores de animais que gastam fartas quantias de dinheiro tentando fazer com que seus filhotes se comportem da maneira que desejam. No entanto, só após um longo período descobrem que o profissional que eles realmente deveriam ter contratado, desde o início, era um profissional em comportamento canino.
Ao contrário de um monstrinho que não age de forma adequada em ambientes sociais. Todo mundo quer ter um cachorro bem comportado ao seu lado.
Antes de contratar um profissional da área, entenda exatamente o que cada um faz. Estas são basicamente as diferenças entre adestradores de cães e comportamentalistas:
ADESTRADORES E TREINADORES PROFISSIONAIS
Há no mercado vários tipos de adestradores oferecendo uma variedade de serviços. Alguns treinam o básico, como sentar, deitar, ficar, vir, ir para o seu espaço.
Há outros treinadores caninos que trabalham para ensinar os cães a impulsionarem suas habilidades naturais. Esses profissionais realizam treinamentos mais avançados, como: treinamento de proteção, treinamento de ataque, treinamento de busca e resgate e treinamento para algum esporte canino.
Antes de entrar em contato com um adestrador ou treinador de cães, saiba o que você espera que ele faça por você. Se você está simplesmente procurando alguém para ensinar seu cãozinho a sentar e vir, basicamente, qualquer treinador de cães profissional poderá te ajudar.
Antes de contratar qualquer serviço, discuta detalhadamente as suas necessidades. Isso garantirá que ambas as partes saibam exatamente o que se espera do serviço contratado.
COMPORTAMENTALISTAS
Mais e mais pessoas estão começando a procurar a ajuda de profissionais na área comportamental canina. Cães problemáticos podem ser difíceis de conviver, e com toda a honestidade, eles não são cães felizes. Um comportamentalista habilidoso pode ajudar a transformar o seu cão de um monstrinho para um cão comportado.
Cães que vivenciam problemas emocionais podem reagir de várias formas como: latidos excessivos, mordidas, necessidades fora do local, desobediência, ansiedade, medo, fobia, uivos, buracos pelo quintal, fugas, agressividade, puxar a guia, manias compulsivas, possessividades e outros problemas.
O comportamentalista fará primeiro uma avaliação completa e depois traçará um plano específico para ajudar seu animal a superar seus problemas. E você definitivamente será parte integrante dessa transformação.
Devido a criadores indiscriminados, fábricas de filhotes, pessoas que criam cães para fins meramente comerciais e até mesmo tutores mal instruídos, problemas de comportamento dentro do universo do cão domesticado aumentaram tremendamente.
Filhotes que não tiveram a oportunidade de se socializarem adequadamente, tendem a se transformar em cães instáveis. Viver com um animal de estimação que não pode ser abordado por ninguém, além de seu dono, é estressante, e o tutor deve procurar ajuda profissional.


Cães que apresentam comportamentos inadequados, dentro e fora de casa podem se beneficiar com o trabalho de um comportamentalista. Não existe animal de estimação no mundo que queira fazer coisas para incomodar os tutores.
Portanto, cabe a nós humanos educarmos os nossos cães para que eles saibam o que fazer e como fazer.
É importante que você encontre um profissional que esteja de acordo com a sua filosofia e valores. Procure referências e converse com o profissional sobre os seus métodos, antes de permitir que ele trabalhe com o seu cão. Existem métodos e filosofias o suficiente para que você encontre um que lhe pareça o certo. Principalmente, quando se trata de nossos animais de estimação há a necessidade do equilíbrio entre o sentimento e o lado prático. O bom profissional será capaz de combinar as duas coisas propiciando um elo forte e saudável entre você e o seu cachorro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cães são animais gregários, ou seja, são animais que vivem em grupo. Quando livres, formam matilhas para garantirem a sua sobrevivência. Quando adotamos um cachorro, queremos que ele se comporte de maneira adequada, pois temos nossos afazeres do dia a dia e não podemos dedicar 24 horas do nosso dia aos nossos cães. Para o novo membro da família toda essa mudança não é nada fácil, deixar o calor da mãe a companhia dos irmãos e ter que enfrentar a solidão quando a nova família sai para trabalhar pode ser aterrorizante, podendo levar o cachorro a ter comportamentos inadequados. Cães vocalizam naturalmente para chamar a atenção de outros membros, como quem diz: “Ei! Estou aqui e preciso de vocês! ”. Ao ouvirem latidos e uivos, outros membros vem ao seu encontro. O processo da ansiedade de separação se dá quando o cão está só, quando você está longe. Para ele é muito complicado lidar com a solidão, principalmente quando te chama e não é atendido; gerando um estresse psicoló

O SEXTO SENTIDO DOS CÃES

Tudo no universo é energia. Todos os seres emanam algum tipo de energia, e os cães são especialmente capacitados para captar essa energia. Já reparou que quando você está triste ou doente, o seu cachorro fica mais perto de você como quem diz: “Entendo o que você está sentindo e estou aqui para te confortar. ”? ou quando você se prepara para ir ao veterinário o seu cachorro se esconde e você fica imaginando como ele adivinhou que vamos ao veterinário? Além de outros meios, cães percebem os humanos por meio da energia. Preste atenção no comportamento do seu cachorro quando uma pessoa ou um outro animal se aproxima. Os sinais podem variar de cão para cão, mas geralmente o seu cão pode começar a rosnar, latir, uivar, mostrar os dentes, pode saltar, girar, tentar fugir, tentar se esconder atrás de você, esconder o rabo entre as pernas. Você conhece o seu cão melhor que ninguém, fique atento aos sinais. Muitas pessoas alegam que do nada ou de repente o cachorro começou a agir de

SOCIALIZAÇÃO

Trabalhar a socialização do seu filhote faz parte da base para garantir que você tenha um cão feliz, confiante e bem ajustado socialmente. QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA SOCIALIZAR O FILHOTE? Existe um curto período que é conhecido como janela de socialização que ocorre entre as 7 primeiras semanas de vida até os 4 meses de idade. Durante esse período, a personalidade do cão é moldada definindo como ele reagirá socialmente no meio do qual está inserido. É durante esse período que o filhote deverá ser exposto a diferentes lugares, ruídos, cheiros, pessoas e situações. Cães que não têm a oportunidade de socializar corretamente, geralmente, desenvolvem problemas de comportamento quando adultos. A socialização bem trabalhada ajuda o filhote a se acostumar positivamente com os mais variados tipos de cheiros, sons e imagens. A socialização adequada além de inúmeros benefícios, pode impedir que o cão tenha medo de fogos de artifício, andar de carro, e ajuda você a ter um cão comportado